Nesta quarta, realizei com meus alunos menores um
mercadinho. Primeiro, lemos todas as mercadorias e preços, dividimos as notas,
para que todos tivessem a mesma quantia e vimos num quadro quantos reais cada
um tinha em sua bolsa, através da soma.
Depois, em grupo, fizeram as compras. E, na hora de pagar,
pedi para que todos me ajudassem a contar, procuravam os preços e íamos
somando. Na hora dos trocos, eles observaram a questão dos valores de cada
nota: como uma nota vale cinquenta de outra?
Outro detalhe interessante é que observavam quem comprou
muito ou pouco, e conversamos sobre comprar apenas o que é necessário. Houve aluno
que comprou produto que nem coube na cestinha e um gastou apenas 12 reais. Com
os menores, não coloquei os centavos, mas quando fizer essa brincadeira com os
maiores, vou incluir as moedas e os centavos. As embalagens foram trazidas
pelos alunos e por mim.
Foi muito bom. É uma experiência que sugiro aos colegas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua atenção
Rubia