http://odeiopedrasnogiz.blogspot.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

carta aberta da Vilmara sobre formação on-line

CARTA AO PROFESSOR EDSON D’ÁVILA
Secretário de Educação de Itajaí
ASSUNTO: FORMAÇÃO CONTINUADA ON LINE – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


Profissionais da Educação pedem providências ao Secretário de Educação


Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a Formação Continuada on line, criada neste ano de 2011, segue com sérios problemas. Trata-se do oferecimento de cursos via computador que traz complicações em cada tentativa que profissionais fazem ao acompanhar as aulas. Com ausência de comunicação da parte da Secretaria Municipal de Educação que possibilitasse tranqüilidade aos profissionais em participar deste processo com vistas ao aprender e somar horas para sua promoção profissional.
Trata-se de uma Formação truncada, no quisito da orientação à participação. Comunico, que as datas confundem, se modificam, o programa – Formação não abre, quando ocorre a abertura não há conteúdo disponibilizado, enfim, quando consegue acessar: expirou o prazo para participação no conteúdo e realização das tarefas. Os profissionais da educação acabam não respondendo questões ali solicitadas. No entanto, são comunicados que deu-se por encerrada aquela etapa de Formação. Muitas vezes há problemas com a senha que a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou.
Reclama-se portanto, proveniente da preocupação de nossa participação na Formação Continuada. Compreendemos ser uma Formação com muitas falhas, que sugerimos estar sendo corrigida para a garantia da qualificação dos profissionais da Educação da Rede Municipal.
Trata-se de uma Formação que não respeita os princípios de qualificação profissional garantido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Pedimos por gentileza que a Secretaria de Educação se aproprie das orientações necessárias para que possam, por fim, orientar as unidades escolares envolvidas na Formação Continuada ou solicitamos, a eliminação deste processo que não está sendo produtivo.
Cito que, esta Formação vem em desencontro com o direito de todos os profissionais à formação, excluindo profissionais contratados em caráter temporário no decorrer do ano letivo deste processo, não abrangendo portanto, todos os profissionais que estão atuando em sala de aula. Com certeza, comprometendo a qualidade do ensino em nossa Rede Municipal.
Por último quero destacar que esse modelo de Formação Continuada, vem desacompanhada de um Projeto com propostas e objetivos que signifiquem os cursos.
Quero lembrar que muitas “batalhas” já travamos para não perder direitos e conquistas neste governo do Prefeito Jandir Belline enquanto profissionais da Educação. Nem é preciso citar aqui neste momento. Precisamos ser ouvidos.
Contamos com suas providências e garantindo que falhas neste processo não tragam prejuízos a Formação e a Promoção Profissional dos que hoje garantem o ensino das crianças na cidade de Itajaí.



Atenciosamente,
Professora Vilmara Pereira Vequi
Mestre em Educação - Professora da Rede Municipal de Ensino.
Itajaí, 21/09/11

Um comentário:

  1. Acrescento também que está muito ruim ler quase 50 páginas em jpeg, pois fizeram cópias de livros. Não pensaram nem em colocar em pdf, para facilitar nossa leitura...
    Chega a arder a vista...
    A minha especificação é Língua Portuguesa. Não sei como está nas demais matérias...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção
Rubia