http://odeiopedrasnogiz.blogspot.com

domingo, 2 de setembro de 2012

Injeção de Cidadania


A meninada do NEC e algumas professoras (eu, Fátima e Adriana) tivemos a oportunidade de participar de um bate-papo com Elaine Mafra (Nane) e Willian Domingues (Mandrake), da Rap Nacional (portal e revista), na última sexta-feira. Participaram os grupos C, D e E: cerca de 50 crianças de manhã mais 50 à tarde.
Além do rap e outros elementos do Hip-Hop (tema do Espaço de Comunicação do São Viça), o casal conversou sobre respeito, educação, escolhas e para nunca desistirmos de nossos sonhos. “Se eu não tivesse escolhido o rap, poderia ter virado um marginal, poderia estar preso”, disse Mandrake sobre as escolhas que fazemos na vida e como esta arte fez com que ele viesse a ter uma outra visão de mundo. Inclusive, disse que quando estava na escola, era considerado um NERD, por gostar tanto de ler e estudar. Chegava até a ser zoado pelos demais. “Eu sofria o que hoje chamamos de bullying”.
Eles comentaram que para fazer rap, a pessoa tem que ler bastante. Por sinal, Nane comentou que já são 30 anos de rap, e não se pode ficar sempre na mesma letra, falando de alguém que mora na favela, não teve condições e que levou um tiro. “As pessoas estão lendo muito mais, se informando para escrever uma letra. Não é fácil, tem a rima, tem toda a métrica dos versos”. Tanto que um dos objetivos do movimento é estar mais presente nas escolas. Basta ver o projeto que o rapper Japão fez em escolas de Brasília e que resultou no CD Rap Com Ciência.
Os momentos de hoje quebraram paradigmas. A ideia que se tinha de que o rap é só violência e palavrão foi pro espaço, após a conversa tão sincera entre todos nós.
E, para a alegria da galerinha, todos ganharam um exemplar da Rap Nacional, e puderam pegar os autógrafos dos dois. Em 1º de outubro, a revista completará um ano. Em relação ao portal, (www.rapnacional.com.br) já são 15 anos de estrada.
Mais informações sobre o Movimento Hip-Hop, e sobre a palestra, é só aguardar, pois o tema está sendo trabalhado tanto para o Jornal do São Viça, quanto para os programas radiofônicos. Inclusive, logo vocês poderão ouvir no blog o “Momento Hip-Hop”, que estou produzindo com os grupos C.

abaixo o bate-papo, entrega das revistas Rap Nacional, entrega para o casal do dvd Meu Cantinho e as fotos com toda a turminha...





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção
Rubia