http://odeiopedrasnogiz.blogspot.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto quer expor nota de IDEB em entrada de escolas

Creio que não seja o número alto no IDEB a garantia de qualidade de uma escola. Sabemos que número não é garantia disso. Muitas vezes, alunos são passados sem condições para o outro ano, e as notas são aumentadas só por causa dessa porcaria de número, para que não fique feio para a escola. Então vem a consequência: aluno sem noções básicas para a série posterior.

O que nos estimula não é número, mas melhores condições de trabalho e a nossa valorização vinda das autoridades e da sociedade num geral.

Com um governo em que uma mãe bate numa professora dentro do ambiente de trabalho e autoridades não apoiam o educador, o que se esperar?

Professora Rubia Cristina dos Santos

Segue abaixo o release que acabei de receber.

Release 0061 – 18.07.11

Escolas de Itajaí poderão ter nota do IDEB expostas na entrada

Itajaí – A Câmara de Vereadores de Itajaí deve votar na próxima terça-feira (23) o Projeto de Lei Ordinária que “Dispõe sobre a obrigatoriedade do município de Itajaí em divulgar o Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica (IDEB) obtido pelas escolas da rede pública municipal de ensino, e dá outras providências”. O documento, de autoria da Vereadora Maria Heidemann, segue uma tendência que está se discutindo pelos municípios brasileiros e também já tramita no Congresso Nacional.

Segundo a Professora Maria, o principal objetivo do projeto é que o Município de Itajaí divulgue entre os pais, alunos e comunidade o resultado obtido pelo IDEB nas escolas da rede municipal de ensino. “Com este resultado exposto os pais podem avaliar o desempenho da instituição de ensino e colaborar para a melhoria do processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A nota também servirá de estímulo para os educadores”, disse a parlamentar.

O Ministério da Educação criou o IDEB em 2007 para medir a cada dois anos a qualidade das escolas da rede de ensino. As notas apresentadas numa escala de zero a dez avaliam fluxo e aprendizagem. Os indicadores de fluxo consistem na promoção, repetência e evasão dos alunos e a aprendizagem é computada através das pontuações em exames padronizados obtidas por estudantes ao final de determinada etapa do sistema de ensino.

Para a proponente, a divulgação do índice, por ser nacional, pode possibilitar uma ampla visão da evolução da educação no Brasil, já que o resultado pode ser comparado não somente com cada escola da rede municipal, mas com todas as escolas do estado e do país. O próximo IDEB vai avaliar as escolas neste ano e deve ser conhecido em 2012.

O autor da idéia é o economista Gustavo Ioschpe, especializado em economia da educação. Ele aposta que dar publicidade à situação das escolas estimulará o maior engajamento de famílias, alunos, professores e de toda a comunidade para melhorar a qualidade do ensino. Seja pressionando por avanços, nas unidades onde o IDEB é baixo, seja dando o devido reconhecimento público às melhores escolas. Um projeto que determina que todas as escolas públicas do país fixem um painel exibindo nota do IDEB também tramita no Congresso Nacional, a proposta foi apresentada em 7 de junho pelo Deputado Federal Edmar Arruda.



Mais informações:

Vereadora Maria Heidemann - 8853-4895

Assessora Elizângela Cardoso: 8411-2084



Texto: Elizângela Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção
Rubia