http://odeiopedrasnogiz.blogspot.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A paz em zines

analisando outros zines

com a mão na massa

"essa galera era muito doida"


que brotem novos zineiros



Colagem, foto, informação, poesia e crítica. Tudo isso misturado à criatividade. Assim foram as oficinas de fanzine realizadas durante a manhã desta quarta-feira, no Mansueto Três. O tema foi PAZ. Na ocasião, aproveitei a oportunidade para levar os diversos materiais que tenho guardados no baú. Mesmo cheirando a mofo, e dando coceiras no nariz, eles me levam à saudosa época do curso de Jornalismo. Havia fanzines até das oficinas do ERECOM (Encontro Regional de Comunicação) que aconteceu na Univali em 98.
A criançada pôde manusear o Cuspe, o Zona Underground, Nervous Breakdown, o Nacaruda e o ... Alguns zines que circulavam na época pelos corredores da faculdade, ao som do violão dos meninos, que estavam sempre tirando um rock’n roll. A meninada do Bambuzal pôde ver que dá para se fazer uma comunicação mais alternativa sem se gastar muito. Quem sabe alguma dessas crianças alguém não se inspire a fazer um zine sobre sua banda favorita, esportes, poesia, ou sobre os problemas e atrativos de sua comunidade?
A paz foi manifestada através de globos azuis, sorrisos de crianças e abraços de família. Também foi demonstrada através da não-paz, com imagens de guerra e muita tristeza.
A conversa foi para que eles sejam seres pacíficos, não passivos. Seres que pregam pela paz de espírito, de consciência, sim. Mas seres que lutam por seus direitos e que sabem quais seus deveres. Temos que educar cidadãos que lutem pela paz, mas que não sejam passivos à corrupção, desrespeito à humanidade e à natureza. Seres que digam não à crueldade, à hipocrisia, à politicagem.
Enquanto faziam seus zines, um dos sons que rolou além do álbum “Na Paz”, de Fernanda Abreu; dizia assim “Se queres paz, te prepara para a guerra. Se não queres nada, descanse em paz”. Sim, Engenheiros do Havaí.

Um comentário:

  1. Prof QUEN ESCREVEU ESTE RECADO é a Luíza Da 502...Do Ant^nio Ramos eu tenho um blog Dos Jonas Brothers...Minha Banda Favorida..
    entaum eu tive a idéia de ser amigo do BLOG DA pROF TAMBÉM.....
    O SITE DO MEU BLOG É. www.jonaseua.blogspot.com
    participa do meu blog tmb tah Prof te mo
    ass:Luíza Eduarda

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção
Rubia