http://odeiopedrasnogiz.blogspot.com

domingo, 15 de novembro de 2009

Avaliação sobre Projeto do Gestar: Nossos Diferentes Linguajares

Ter feito este trabalho com estas crianças e adolescentes foi muito gratificante, pois as aulas ficaram bem dinâmicas e foi visível o envolvimento de todos. Desde o início, prestaram muita atenção nos diferentes jeitos de se falar, através da música, e fizeram lindas apresentações de teatro. Foi muito divertido a maneira como eles falavam o sotaque peixeiro. Houve também muitos gaúchos e nordestinos.
Na Feira de Curiosidade, os alunos e alunas explicaram que os linguajares são influenciados principalmente pela condição social da pessoa, pela região onde a pessoa mora e pela história. A cada pessoa que ia passando e ouvindo as falas dos moradores, as músicas e as explanações das meninas e dos meninos, mais eles iam ficando confiantes e esclarecedores. Outro ponto interessante foi a participação dos pais, sim, pais e mães. Eles prestigiaram seus filhos, fazendo perguntas e até comentando sobre o respeito que temos que ter pelas diferenças: “saber um pouco mais sobre diferentes culturas, línguas e sotaques. É muito importante que o aluno entenda que devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são, do modo em que se dirigem a nós”, como falou a mãe de Gabriel: Elisangela.
Aproveito para agradecer aos meninos e meninas que vieram em muitas tardes antes do horário da aula, para podermos discutir sobre a Feira e para ver o que eles entendiam sobre o tema. Também aos professores, pais, supervisão, direção e Rafael, que foram nos prestigiar. E ao meu namorado Luis, que deu a maior força levando os equipamentos e me ajudando com a coleta de falas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção
Rubia